Artigos

Observando as fezes

10/11/2011 20:34

Texto encontrado na internet, de autoria desconhecida.

Exemplo de um excremento perfeito de uma ave saudável

Quando vemos algo semelhante ao que está na imagem, dizemos que se trata de "cocó" de pássaro. Porém, essa é apenas uma meia verdade.

Na realidade, o "cocó" das aves - que pode demonstrar claramente algum problema de saúde - é composto por três partes distintas: uma pequena parte branca (letra A), uma parte verde (letra B) e uma parte ligeiramente líquida (pouco perceptível na foto e não assinalado).

Parte correspondente à letra A – Esta parte deve ser sempre branca, em volume variável. A ausência da parte branca ou a alteração da cor é sinal de um grave problema. Uma cor amarela pode ser sinal grave de problemas no fígado, rins, ou peritonite. Caso isso aconteça, devemos procurar um veterinário o mais rapidamente possível.

Parte correspondente à letra B - É a parte sólida das fezes. A cor pode variar em vários tons de verde, amarelo ou castanho: depende da alimentação do dia. Fezes avermelhadas ou quase negras são um sério sinal de problema! Verde extremamente claro pode ser sinal de psitacose e deve ser verificado pelo veterinário imediatamente. Algumas rações/papas podem fazer as fezes ficarem escurecidas. Experimente não as dar durante cerca de doze horas e verifique se houve mudança. Alimentos não digeridos ou sementes inteiras são outro sinal grave que requer consulta imediata. Fezes sem consistência alguma são consideradas diarreia que pode ter como causa por bactérias ou fungos. Fezes muito secas são sinal de desidratação.

Parte não assinalada - Toda parte líquida é a urina, o volume pode variar, mas, grandes porções líquidas, podem ser um sinal de stress ou problemas digestivos.

Pássaros que comem grandes quantidades de fruta podem ter tendência a ter fezes mais líquidas, mas é preciso observar e caso o excesso continue consulte um veterinário.

Resta dizer que as aves não têm bexiga urinaria, com excepção da avestruz, e a não produção de urina aquosa tem como vantagem reduzir o peso total do animal.

Todos os artigos