Preparação para o acasalamento

09/07/2010 18:43

Texto de autoria desconhecida

Alguns casais podem criar sem terem passado pela “preparação para o acasalamento”. Mas essa não é a regra, pois para a generalidade dos casais nesta etapa de preparação é um fator de sucesso na criação.

Esta etapa tem por objetivo preparar o aparelho reprodutor do macho e da fêmea e fortalecer os canários para a árdua tarefa de criar os seus filhotes.

Todos os criadores já tiveram a experiência de casais que não conseguem criar os seus filhotes, ora porque não chegam a iniciar o acasalamento, ora porque a fêmea não põe ovos, ora porque os ovos não estão fecundados, ora porque os filhotes não nascem, ou, muitas vezes porque os pais não conseguem criar os seus filhotes. Alguns destes problemas são devidos a uma fraca preparação do aparelho reprodutor da fêmea e/ou do macho, ou a um estado mais debilitado dos pais que não têm capacidade para criar todos os filhos nascidos e sacrificam alguns ou mesmo todos.

A preparação para o acasalamento consiste em cuidar dos seguintes fatores determinantes

Limpeza da flora intestinal

Usando medicamentos e/ou fermentos e/ou probióticos contra os parasitas internos.

Preparação do aparelho reprodutor

Administrando vitamina E com alimentos ricos nesta vitamina (ex: sementes de aveia descascada) ou complexo vitamínico.

Fortalecimento dos canários

Com boa alimentação, papa de ovo e complexos vitamínicos.

Criação de “desejo” por acasalar

Mantendo machos e fêmeas separados.

A forma como se conseguem estes fatores determinantes pode variar de criador para criador, conforme as suas convicções e restrições de diversas naturezas.

Voltar