SISTEMA DE ILUMINAÇÃO - 2010

14/08/2010 21:03

Lendo um artigo sobre prolongar o período luminoso do canaril e vendo neste fundamentos que podem beneficiar meus canários, decidi instalar um sistema automático de iluminação no qual posso estender a claridade por mais tempo e de forma automática.

Adquiri neste mês (08/2010) o aparelho que considero o mais importante para montar este sistema. Trata-se de um Dimmer automático que deve ser acoplado a um timer no qual controla algumas lâmpadas, acendendo e apagando-as de forma a simular o nascimento e o pôr-do-sol.

Li o manual do dimmer e achei bem simples tanto a instalação quanto sua utilização.

Princípios do funcionamento

Com o uso de um timer eu programo o dimmer para acender às 05:00h, sendo configurado para 30 minutos, as 05:30h quando as incandescentes que começaram a incrementar do zero atingirem 100% de luminosidade, irá acender as florescentes e apagar as incandescentes. Às 19:00h, hora que o timer desliga, o processo é o inverso, ligam-se as incandescentes e apagam-se as florescentes e as incandescentes irão se apagando automaticamente até às 19:30h.

O dimmer precisa de uma alimentação própria, o timer precisa de outra.

Para que as florescentes não fiquem acesas durante o dia inteiro, visto que terei luz solar, decidi instalar um relê fotocélula para apagar as florescentes quando estivar com a claridade solar.

Montando o sistema

Como eu já tinha uma florescente, daquelas compridas com calha, fiz uma adaptação para colocar duas incandescentes na mesma calha.

Desmontei o timer para diminuir seu volume e instalei numa caixa de disjuntores, pois procurei caixa de passagem plástica e não encontrei.

Aqui a foto da adaptação de duas lâmpadas incandescentes de 60w cada (numa folha de pvc) em uma calha que eu já tinha com duas florescentes 40w:

Observar que coloquei uma fotocelula antes do reator, assim, quando estiver claro, as florescentes se apagam.

Já instalada no teto, um fio neutro e três retornos do dimmer, dois para as incandescentes e um para a fotocélula (florescente)

Instalando o dimmer e o timer, note que usei uma caixa plástica de disjuntor 15x15cm

Já que é pra fazer, vamos fazer bem feito....

Observe que desmontei o timer, embuti tudo ao relógio e coloquei para fora da caixa

Funcionamento nos primeiros 5 minutos....

Com quase os 30 minutos finais...

Após os 30 minutos acende as florescentes e apaga as incandescentes.

Quando o timer desliga, acende as incandescentes e depois apaga as florescentes, então as incandescentes começam escurecer novamente.

Do mecanismo de funcionamento gostei muito, ficou simples e automático.

Agora já estou prolongando a claridade por mais tempo.

Posso controlar os períodos em que o timer liga e desliga facilmente.

Segue a planta do dimmer modificada ao esquema de montagem que utilizei:

Voltar